Páginas

18.6.10

Saramago


Já estava ensaiando há alguns dias citar aqui um trecho, que posso afirmar como o meu favorito da literatura, da obra de José Saramago (seguindo a mesma onda do post: O que veio primeiro, a música ou a dor?). Acho que o dia de hoje se tornou infelizmente propício.

Não sou lá nenhuma super leitora, escritora, especialista em literatura... O imagético sempre foi mais o meu forte. Mas esse trecho final do livro "Ensaio sobre a cegueira" foi algo que me deixou pensativa por bastante tempo, mexeu bastante comigo.
Tanto que foi o primeiro trecho que veio a minha cabeça quando pensei em fazer um desenho com frases...

"Por que foi que cegámos, Não sei, talvez um dia se chegue a conhecer a razão, Queres que te diga O que penso, Diz, Penso que não cegámos, penso que estamos cegos, Cegos que vêem, Cegos que, vendo, não vêem."

 
O livro é sempre a primeira escolha... Mas o filme sobre essa obra é igualmente lindo, muito pesado, mas lindo e instigante...
Fico um pouco covarde quando penso em vê-lo novamente, mas, definitivamente, é um livro/filme que é essencial para o desenvolvimento do caráter de todo ser humano.

Saramago com certeza soube despertar em mim, e acredito que em muitas outras pessoas, uma nova visão de mundo, do ser humano. Fez isso como poucos outros fizeram. De uma forma um pouco cruel mas, infelizmente, verdadeira. E é por isso que ele vai fazer uma imensa falta... são poucos os que estão dispostos a aprofundar-se tanto nas mazelas humanas e questioná-las... Mas é isso que faz com que nos tornemos pessoas melhores.
Serei eternamente grata a ele por isso!
Pin It now!

7 comentários:

daniel!quadros disse...

Já vi esse trabalho em algum lugar... onde será? ;P

carol disse...

;)

Gabi Alres disse...

Carol, acabo de conhecer o seu blog. Gostei bastante! Fico feliz quando vejo as pessoas sendo adubadas pelas minhocas dos textos e poesias. Linda reflexão, linda imagem! Parabéns!

Abraço, Gabi.

carol disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
carol disse...

Oi Gabi,
fico muito feliz que você tenha gostado!
tudo que posto e escrevo é com muita sinceridade e carinho.
visite sempre que possível! ;)
beijos!

Gio Rozza disse...

Ei Carol, to aqui viajando pelo seu blog, vendo varias postagens que nao conhecia... Tudo lindo! Adorei o que voce escreveu sobre o Saramago e "Ensaio Sobre a Cegueira", o livro e depois filme mexeram muito comigo tambem. Ficou otima a arvore de frases! Beijo

Giovanna

carol disse...

Que bom que você gostou!
Melhor ainda saber que os posts são atemporais!!!!
É essa mesma a ideia.
Obrigada,
:)
beijos!

Add This

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...