Páginas

1.2.11

desCasos

Ganhei de aniversário um presente de uma grande amiga, um livro chamado:
"desCasos – uma advogada às voltas com o direito dos excluídos".
Um lindo presente com lindas lições de vida, diga-se de passagem.



Cada vez que lia, ficava pensando nos vários trechos que poderia publicar no blog. Trechos um pouco óbvios, mas que, na nossa vida corriqueira e acomodada, quase nunca paramos para pensar neles. Segue abaixo os que mais me marcaram:


"Quem pensa que a tortura acabou no Brasil após o fim da ditadura militar está redondamente enganado… Não importa que a vítima da tortura seja um suposto bandido; sempre que alguém abusa de uma posição de superioridade, é uma covardia que não o torna melhor do que aquele que está sendo torturado."


"Temos uma tendência natural a rotular as pessoas, como se as coisas fossem pretas ou brancas, não existindo uma zona intermediária com inúmeros tons de cinza. Assim, um preso é um criminoso e não uma pessoa, a quem se olha nos olhos e se ouve."


"E foi exatamente naquele momento que decidi jamais perder a indignação com o que estava errado, E tenho orgulho de dizer que cumpri a minha decisão. O grande Dr. Ranulfo de Mello Freire, do alto de seus mais de 80 anos, disse recentemente que perder o idealismo com a idade é falta de caráter…"

Apesar de ser um livro que aborda o sistema criminal, o tema principal acaba sendo a luta contra o desrespeito e a desumanidade. Levando em conta essa premissa, ele é um livro recomendável para qualquer ser humano, de qualquer área profissional e de qualquer classe social. Na verdade, considero um livro de extrema importância para qualquer cidadão, principalmente os mais favorecidos e aqueles a favor da pena de morte no Brasil.


A leitura é fácil, didática e esclarecedora. Quando se descobre então, mais no fim do livro, as dificuldades que a autora teve para escrevê-lo, se torna ainda maior a admiração pelo seu trabalho e o que podemos tirar de proveito de sua lição de vida. Outro susto, mas esse por um lado muito bom, foi quando descobri que ela é irmã do Luciano Szafir. Mesmo tendo vindo de uma família famosa e de posses, isso não a impediu de se preocupar com as pessoas mais humildes e injustiçadas.


Achei também interessante algumas críticas que dão um panorama geral do livro feitas pelo juíz Marcelo Semer (Link)


"...perceber que um réu mal procurado no endereço de sua residência, tenha ficado tanto tempo ilegalmente preso e apenas receba do juiz a explicação de que isso é normal para quem mora em favela.

Há juízes soberbos, promotores insensíveis, advogados omissos. De tudo um pouco se encontra nos causos que ela nos conta de forma didática, permitindo aos leigos mergulhar, sem dificuldade, no horizonte penal.
...
Um advogado de cadeira de rodas, incapaz de atender ao desembargador que, pela tradição, exige que ele faça de pé a sustentação oral do apelo. Um preso com processo já prescrito, esquecido nos escaninhos da Justiça. O cheiro fétido da prisão que impregna o corpo do réu que se descobre inocente.
...
Alexandra é advogada criminal muito bem sucedida que, ao lado de seu trabalho em um conceituado escritório, passou anos fazendo serviços voluntários, cuidando de casos de presos em mutirões carcerários.
...
Seu olhar de advogada se reveste de uma indignação incontida com os descasos do sistema e não hesita em apontar para a inoperância ou indiferença alheias, que faz, no entanto, numa prosa fácil e convidativa."




Outro aspecto relevante (não tão importante como o assunto abordado no livro, mas que é um dos assuntos mais abordados no blog) é o cuidado com o design, com a diagramação e com as tipografias usadas. Sendo um assunto tão complexo e de extrema importância, foi muito bem pensado para tornar sua leitura prazerosa, tendo um visual agradável e de muito bom gosto. Quem dera se todos os livros tivessem essa preocupação.

Fica aqui então minha dica de leitura/presente!


Seguem alguns sites para sua compra:


http://www.saraivajur.com.br/menuesquerdo/catalogoLivrosDetalhe.aspx?isbn=978850208979


http://www.americanas.com.br/produto/7170452/livros/direito/direito/livro-descasos-uma-advogada-as-voltas-com-o-direito-dos-excluidos

O preço é super acessível. ;)

E, obrigada Carol, pelo lindo presente!
Pin It now!

2 comentários:

Renovier disse...

Mto boa a dica, um dia vou ler tb, eu q sou um eterno indignado, e um dos q sofrem com essas injustiças. POr isso tenho banda, por isso temos todos q ter algum fazer pra trazer a tona debates sobre as doenças desse mundo injusto!
Vida cômoda é para os que só querem olhar pro umbigo ou pra aquele do lado q lhe pode trazer algo$$...
O mundo precisa de pessoas que preocupam com o todo, sem pensamentos provincianos...

viviane disse...

Carol,

Acabei de ler o livro, dado pela grande amiga que temos em comum (uma das né? rs). Concordo plenamente com você e reitero aqui a recomendação pela leitura.

Li em uma tarde, em uma sentada, e é absolutamente sensacional.

beijos

Add This

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...