Páginas

9.7.13

Ampersand - &

O blog tá meio morto, eu sei.
Peço desculpas a todos pela falta de tempo de atualizá-lo.

Hoje li um post no http://chocoladesign.com sobre o "Ampersand" (mais conhecido como &) que me fez parar tudo que estava fazendo e publicar por aqui também algo sobre isso.

Sempre AMEI o desenho do &…

uma das letras com o desenho mais bonito, junto com o z, ao meu ver (na forma caligráfica, já que com os outros tipos de tipografia elas ficam mais sem graça, sem movimento).

Bom, o único conhecimento sobre a tal letra que tinha até então era que significava junção.

Vou copiar na íntegra para vocês o que o Chocolate Design acabou de me contar:

"Pode se ver muito de uma fonte a partir de sua Ampersand, ou "e comercial".

"Uhum, mas o que é esse ampersand?"

Ah sim, da mesma forma que muitos conhecem, muitos também desconhecem que estamos falando do nosso querido "&" 

Muita gente acaba considerando o & como um glifo, ou um caractere isolado, quando na verdade ele é a combinação de duas letras, "e" e "t".


"ET?! TIPO TELEFONE, CASA?!"

Não, do latim "et".


Aliás, vem da junção de "et, per se and", abreviada pelos escribas.

A ampersand é bem difícil de ser desenhada, pois, se mal feita fica extremamente estranha mas se bem feita parece uma obra de arte, 8 ou 80, tanto que é bem fácil verificar que o ele é o tipo mais destoante em muitas famílias por aí.

No ampersand de Claude Garamond (adivinhem, criador da Garamond hmmm) é bem fácil de ver sua origem, o "e" do lado esquerdo se conectando a uma forma "t" à direita.


Um dos ampersands considerados mais belos é o de William Caslon, e se analisar direitinho você vai encontrar várias ampersands que se inspiraram nela. Caslon começou como armeiro, gravando belos arabescos marotos e iniciais garbosas em armas e levou seu estilo e floreios para seus tipos.


Em 2010 foi lançada a Coming Together (cliquem, sério), uma fonte construída de 438 ampersands diferentes e todo o dinheiro arrecadado pela sua venda foi destinado ao suporte às vítimas do terremoto do Haiti.

O & é muito mais que um simples símbolo de união, possui um significado que supera barreiras linguísticas."
Pin It now!

Nenhum comentário:

Add This

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...